ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE CORONAVÍRUS

Japão anuncia o adiamento da Olimpíada de Tóquio por um ano. Número de mortes por Covid-19 ultrapassa os 17 mil. Britânicos iniciam período de confinamento de três semanas.

Por Pedro Fontoura 24/03/2020 - 15:27 hs
Foto: Foto: Jae C. Hong/AP Photo
ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE CORONAVÍRUS
Acabou a teimosia, Jogos Olímpicos adiados por um ano

24 de março de 2020 - Por G1

JAPÃO

 A Olimpíada de Tóquio, no Japão, será adiada por um ano. O início estava previsto para 24 de julho de 2020, mas ficará apenas para 2021, em função da pandemia espalhada pelo planeta. O anúncio foi feito pelo Japão nesta terça-feira (24), após reunião entre o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, e o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach. O Japão já vinha sendo pressionado por outros países, como Canadá e Austrália, para adiar os Jogos.

ITÁLIA

A Itália voltou a registrar mais de 700 mortes por Covid-19, infecção causada pelo novo coronavírus, em um dia. Nesta terça-feira (24) o país registrou novas 743 mortes, elevando o número de vítimas para 6.820.

ESTADOS UNIDOS

Mais de 17 mil pessoas morreram em todo o mundo em função de complicações relacionadas ao novo coronavírus, de acordo com contagem da universidade Johns Hopkings. Até as 12h30 desta terça, foram registradas 17.241 mortes e 396.249 contaminados ao redor do planeta.

Enquanto isso, o presidente Donald Trump, dos Estados Unidos, quer que o país volte a abrir fronteiras e a funcionar normalmente em no máximo duas semanas. Pelo menos, foi o que ele disse em um evento nesta terça-feira (24).

"Acho que até segunda ou terça-feira, são cerca de duas semanas. Vamos avaliar naquele momento e dar mais tempo se precisarmos de mais um pouco de tempo. Temos que abrir esse país", disse Trump.

REINO UNIDO

Os britânicos iniciam nesta terça o período de confinamento de três semanas anunciado pelo premiê Boris Johnson. Eles só poderão se deslocar para ir ao trabalho, caso não possam realizá-lo remotamente, para comprar itens essenciais ou para atender necessidades médicas próprias ou de pessoas vulneráveis. O Reino Unido já registrou mais de 335 mortes e 6,6 mil casos confirmados de infecção pelo Sars-Cov-2.

FRANÇA

A França entrou em "estado de emergência sanitária" por dois meses. A medida, aprovada pelo parlamento no domingo, permite o confinamento e limita as liberdades de deslocamento e de reunião. A violação das normas pode ser punida com multa de 135 euros, que pode chegar até a 3.700 euros. Caso haja quatro violações em 30 dias, está previsto pena de no máximo seis meses de prisão.

BRASIL

As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até 15h00 desta terça-feira (24), 1.995 casos confirmados do novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil.

Paraíba e o Rio Grande do Norte registraram novos casos. Sergipe registrou mais cinco infectados e chega a 15 no total, 12 deles na capital, Aracaju. Já na Bahia o número chegou a 76 casos e o Amazonas registra 47 casos confirmados.

O Ministério da Saúde atualizou seus números na tarde desta segunda-feira, informando que o Brasil registra 1.891 casos confirmados do novo coronavírus e que já foram registradas 34 mortes, 30 no estado de São Paulo e quatro no Rio de Janeiro.