Secretaria de Saúde do Paraná descarta caso suspeito de coronavírus no Estado

Um suspeito de coronavírus não está infectado

Por Pedro Fontoura 29/01/2020 - 08:23 hs
Foto: G1
Secretaria de Saúde do Paraná descarta caso suspeito de coronavírus no Estado
Uma suspeita no Paraná felizmente não se confirmou

Por Helena Krüger e Thais Kaniak, RPC Curitiba e G1 PR

 

A Secretaria de Saúde do Paraná descartou, nesta quarta-feira (29), que um paciente de Curitiba esteja portando coronavírus. O caso é um dos 3 suspeitos monitorados pelo Ministério da Saúde em todo o país.

"Tratava-se de um vírus da Influenza B [um tipo de gripe] detectado no exame realizado", afirmou o secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, à RPC.

Preto afirmou que o Ministério da Saúde já foi notificado da conclusão. O G1 enviou um e-mail à pasta às 7h12, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.

O paciente está internado em isolamento no Hospital Santa Cruz, em observação.

A secretária municipal da Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, também confirmou ao G1 que a suspeita foi descartada.

·        Sintomas, transmissões e o que já sabemos do coronavírus

Secretaria investiga outro caso

O secretário de Estado da Saúde do Paraná disse que o outro caso no estado está sendo investigado, mas esse ainda não é considerado suspeito pelo Ministério da Saúde.

"O outro caso que chegou pelo serviço móvel de urgência em uma das unidades de pronto atendimento de Curitiba e que, uma vez notificado, tendo passado pela China, foi encaminhado para o Hospital de Clínicas naquele momento e ainda aguarda confirmação, ou não", afirmou.

Márcia Huçulak disse que essa paciente está bem, com o quadro clínico estável. "Um estado respiratório sem pneumonia até ontem à noite, e a gente começa o protocolo de investigação do coronavírus", explicou.