Nuvem rolo chama atenção na região de Campinas

Tempo mudou rapidamente na manhã desta terça-feira (3).

Por Pedro Fontoura 03/09/2019 - 16:42 hs
Foto: Arquivo
Nuvem rolo chama atenção na região de Campinas
Nuvem em forma de rolo assustou as pessoas

Por Luciano Calafiori, Patrícia Teixeira e *Rui do Amaral, G1 Campinas e Região e EPTV

 

Uma nuvem rolo, formada em dias de muitas instabilidades, chamou a atenção dos moradores da região de Campinas (SP) na manhã desta terça-feira (3). Imagens e vídeos foram enviados para a EPTV, em Campinas, o céu ficou escuro de repente.

 

De acordo com a Ana Ávila, pesquisadora do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp, a instabilidade desta manhã atuou favoravelmente para formação de nuvens de tempestade como esta, que vão se juntando uma a outra até formar a nuvem gigante em forma de rolo. E há ainda o deslocamento de uma frente fria que encontra altas temperaturas na região.

 

Caminho da Nuvem

Moradores enviaram imagens da Rodovia Anhanguera (SP-330), do Distrito de Barão Geraldo, do Jardim do Trevo, da Avenida Prestes Maia e do bairro Nova Europa. Na região, as imagens chegaram de Pedreira (SP) e Hortolândia (SP).

 

O Guilherme de Souza Neto, de Campinas, registrou a nuvem com o celular. Ele estava no bairro Taquaral, quando percebeu que muitas pessoas na rua estavam olhando para o céu. Curioso, resolveu ver o que estava acontecendo, e deu de cara com a nuvem. Ele conta que parecia a chegada de um temporal daqueles, mas a nuvem passou rapidamente e foi embora.